O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra. Pv. 15: 33
Senti a necessidade de escrever este artigo, devido aos conceitos equivocados que tem surgido no meio evangélico, principalmente em se tratando de situações onde se honra muitas vezes aos chamados, “famosos evangélicos”, em detrimento de tantos servos de Deus, santos e consagrados que dão a vida pelo ministério e pela obra do Senhor. A bíblia nos fala de honra, mas nos fala também sobre o verdadeiro caminho da honra e nos adverte contra o caminho da “fama”.
O Caminho da fama geralmente enche os olhos de muitos, porque todo ser humano deseja ser aceito, reconhecido e admirado por todos. Por outro lado, o caminho da honra é pouco atraente porque é o caminho da renúncia do Eu, do ego que tenazmente nos assedia, do sacrifício e do amor altruísta.
O caminho da fama é extremamente sedutor ao antropocentrismo, ao brilho dos holofotes, ao glamour dos palcos, das passarelas, dos primeiros lugares, dos camarotes, da exclusividade, dos títulos etc. Enquanto que o caminho da honra nos leva muitas vezes ao anonimato, ao esvaziamento de nós mesmos e a humildade.
O caminho da fama quase sempre nos levará a nos focar mais nos nossos ideais, que nos princípios morais e bíblicos, enquanto que o caminho da honra nos levará aos princípios da integridade, da honestidade, da retidão e da fidelidade a Deus.
O caminho da fama nos leva muitas vezes a pensarmos em nós mesmos e nas nossas vontades pessoais; enquanto que o caminho da honra nos leva, sobre tudo a buscar a vontade de Deus e o seu reino em primeiro lugar.
O caminho da fama é perigoso, pois tende nos levar aos prazeres carnais, materiais, ao orgulho, a vaidade e ao exibicionismo. Enquanto que o caminho da honra nos levará a agradarmos primeiramente a Deus e a servirmos ao próximo.
Alguém disse que: “Os homens lutam mais por ideais do que por princípios”.
Lamentavelmente, há muitos chamados “famosos” no meio evangélico que nos tem causado nojo porque assimilaram o padrão dos “famosos” do mundo, com suas atitudes medíocres e carnais. Muitos se tornaram intocáveis, super stars, chegam atrasados e saem cedo dos eventos para não falar com ninguém; não vão mais a igrejas pequenas, porque não podem pagar-lhes os valores financeiros exorbitantes que cobram para suas pregações e seus shows. Há pouco tempo atrás, um colega de ministério tentava trazer um preletor renomado para ministrar em sua humilde congregação, mas quando o tal preletor soube do valor da oferta disse: Vamos deixar para outra oportunidade! Não quis nem saber das condições financeiras e da realidade daquela humilde congregação. Muitos deles se tornaram incomunicáveis, só se consegue falar com o seu assessor ou empresário que costumam nem ser cristãos. Ele tem um número especial de telefone para sua elite de “famosos”, os demais ou mais humildes jamais conseguem algum acesso a eles. Já tem “famosos” evangélicos chegando aos eventos de jato, de limusine e se sentem desonrados se a hospedagem não for num hotel cinco estrelas etc. Toda fama deve ser precedida de honra. A honra poderá nos levar a boa fama, mas a fama nunca pode sobrepujar à honra, principalmente quando se tratar de honra ao único nome que é digno de toda a honra, glória, louvor e adoração. O Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma Mt. 11: 29.
Por honra e, por infâmia por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros; como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados; porém não mortos; Entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo. 2ª Co. 06: 08-10.
Este, sempre foi e deve ser o perfil e o estilo de caráter dos verdadeiros apóstolos, profetas, pastores e demais líderes do rebanho de Cristo.
Prs. Paulo Cézar Martins e Cleir – Comunidade Evang. Itaperuna – RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário